Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Futebol, Grécia e Portugal - Protestos

Faixa colocada, por adeptos de futebol, no último fim-de-semana (14/15 Dezembro) num estádio de Atenas em solidariedade com os protestos que se fazem sentir por toda a Grécia. A revolta popular eclodiu após a divulgação da notícia da morte de um puto de 16 anos às mãos de um polícia num bairro popular de Atenas. Já lá vão cerca de 10 dias e a coisa ainda não amainou. Diz quem sabe um pouco do que se passa na Grécia que esta morte foi apenas o atear do rastilho perante o mal estar de parte significativa da população grega. O desemprego alastra. A crise financeira veio piorar a situação. As instituições bancárias estão sobre fogo. Parece que muitos policias ainda agem como no tempo da ditadura militar. Vários escândalos e denúncias de corrupção nas mais altas esferas governamentais, da igreja e do mundo financeiro têm criado um grande grau de raiva e distanciamento do cidadão comum perante o governo e grandes grupos económicos. Tudo isto unido a uma tradição de combate, principalmente dos jovens gregos, e a um forte movimento organizado de tendência libertária colocou a Grécia nas bocas do mundo.

Esta foto do Millenniun não é de Portugal mas sim da Grécia. Parece que ao contrário do que os meios de 'desinformação' (RTP, SIC, TVI...) têm vinculado os protestos não têm atingido os carros do cidadão comum, nem o comércio pequeno-médio tradicional. Bancos, esquadras, grandes lojas multinacionais, etc é que têm sido atingidas. Após as notícias que têm sido divulgadas no nosso pais, nas últimas semanas, acerca dos escândalos, roubos, negócios ilegais, etc, etc que essa 'gentinha' dos bancos anda a fazer penso que alguém na Grécia anda a fazer o que muitos portugueses de certeza já pensaram fazer. Fiquem só com a a notícia de capa do Correio da Manhã, de ontem, terça-feira, dia 16 de Dezembro: 'Acusados do BCP ganharam 10 mil euros por dia'. É verdade! Essa gente que tanto gosta de falar na televisão de regras, ordem, leis e estado de direito parece não saber o que é isso. Claro que não sabem! Vivem a seu belo prazer, com o nosso trabalho e dinheiro, sem dar contas a ninguém. São uns incontrolados e se ninguém os colocar na ordem vão continuar por ai a semear desgraça, desigualdades e roubos. Pessoas como Jardim Gonçalves, Paulo Teixeira Pinto, Filipe de Jesus Pinhal, Alípio Dias, entre outros desses que enchem os nossos televisores à hora dos telejornais eram e alguns ainda são 'administradores que receberam salários e prémios milionários durante anos'. Esclarecer que a foto acima, do banco destruído, é o mesmo onde estes senhores andaram a pilhar.
Perante tudo isto a medalha de ouro olímpica para a prova de resistência vai para os gregos.


Esta foto não tem nada que ver com a situação atrás descrita. Foi aqui colocada porque também se trata de uma forma de protesto levada a cabo por adeptos de futebol em Portugal perante o que os mesmos dizem ser uma ofensiva das autoridades contra os membros de claques que não aceitaram a lei de legalização das mesmas. Parece que o protesto está também inserido numa campanha 'contra o aburguesamento do futebol e contra o futebol 'dito' moderno'. Admito que não estou muito por dentro destas campanhas mas se estão a falar dos ordenados milionários dos jogadores de futebol e dos administradores das SAD, da falta de democracia nos clubes, os subsídios a fundo perdido para construir estádios, as transferências de jogadores que mais cheiram a lavagem de dinheiro, aos bilhetes super caros para se ver um jogo de futebol, aos clubes que são geridos como empresas, etc, etc, então estou de acordo com essa campanha.

P.S. - Entretanto recebemos informação mais esclarecedora acerca da última foto. Agradecemos aos leitores do blog que sempre que tenham informação adicional, acerca de notícias aqui colocadas, nos a enviem ou coloquem nos comentários. Então aqui fica o esclarecimento: 'Antes de mais um reparo: a foto colocada no Crop com a tarja Sporting Clube da Policia não foi tirada em Portugal mas sim no ultimo jogo fora do Sporting na Liga dos Campeões. Foi uma forma dos adeptos locais "picarem" os do Sporting visto as claques leoninas estarem legais, ao contrário das do Benfica que pelo contrário até têm tido problemas com a policia. Adiante...'

Etiquetas: , , , ,

2 Comentários:

  • A ultima foto é do jogo Basel vs Sporting ,e quem meteu essa faixa foram os adeptos do Basel o que é caricato por estar em Portugues
    Abraço

    Red Casuais

    Por Anonymous Anónimo, Às 5:44 da tarde  

  • A faixa na Grécia é do grande Pana.

    Por Blogger Leonel Ventorim , Às 7:47 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial


 

 

free website stats program