Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, maio 25, 2007

O nosso comércio - Runnin Riot Mailorder

Como se costuma dizer 'põe o tei dinheiro onde estão as tuas ideias'. Nem sempre existe essa possibilidade. Muitas vezes temos de gastar os nossos trocos em locais e lojas que pouco ou nada nos dizem a não ser terem algum produto, geralmente relacionado com música ou roupa, que nós gostariamos de ter. Sou apologista que sempre que aja alternativas, minimamente credíveis à nossa 'entrega de dinheiro' a certo tipo de comércio que nós muitas vezes criticamos, devemos apoiá-las. Assim deveriamos 'gastar' o nosso dinheiro em comércios, lojas, distribuidoras, etc que sejam geridos pelos próprios membros do movimento (punks, skins, hardcores...). Em mais de 90% das vezes é nesses locais que encontramos quase tudo aquilo que queremos. Os comércios que se aproveitam destes movimentos e vão na onda enquanto dá dinheiro, a maior parte das vezes têm muito pouco material relacionado com a nossa cultura.

Outro ponto positivo no comércio 'alternativo' é que os preços são quase sempre mais baixos e justos. No que diz respeito à música os preços podem ir até metade, ou menos, do que pedem em lojas comerciais que apenas olham para o lucro a todo o custo. O atendimento é muito mais personalizado numa loja alternativa do que numa grande loja ou superficie. O espírito de autonomia e D.I.Y. (Do It Yourself - Faça você mesmo) está muito mais presente no comércio alternativo do que em grande lojas generalistas e afastadas de qualquer contacto real com as culturas da rua.

Mesmo os serviços postais ligados aos movimentos e culturas da rua têm alguns destes requesitos que acabei de apontar. Claro que o contacto directo não existe. Muitos destes negócios 'alternativos' entram num género de economia autogestionária, cooperativa e D.I.Y. Geralmente os próprios donos destas lojas e distribuidoras são os próprios trabalhadores das lojas. Claro que nem sempre isso acontece e não nos iludamos que também dentro da 'cena' se encontra gente com espírito unicamente mercantilista, ganacioso, que pouco ou nada valorizam o meio e a cultura onde estão inseridos. Claro que as escolhas do que é certo ou errado, em termos de comércio e consumo, ficam ao critério de cada um. Nós como cultura com fortes raízes da classe trabalhadora daremos sempre preferência a comércios que sejam geridos e 'possuidos' pelos próprios membros do nosso movimento, ou que pelo menos respeitem os direitos do trabalhador.

Como exemplo, não perfeito, mas com alguns dos ingredientes positivos do que atrás referi, podemos encontrar a distribuidora Runni' Riot. Todos os flyeres aqui colocados dizem respeito a recente material desta distro. O livro dos Decibelios, que já teve direito a um anúncio especial aqui no blog, as novas t-shirts e o sugestivo 'Oi! The Calendar 2007 / 2008', são alguns dos produtos que podes encontrar entre os milhares de discos, cd's, dvd's, livros, t-shirts, polos, pins, posters, patches, postais, etc, que a Runnin' riot distribui. Espanha, mais concretamente Ibiza, é a base deste pequeno império. A Runnin' Riot é a continuação da famosa editora, distribuidora e revista Bronco Bullfrog. Mark Brown, também ele um skinhead desde os anos 80, é o responsável por esta empreitada. Se procuras material relacionado com as culturas skinhead, mod, punk, casual, psychobilly, rude boy, e estilos musicais como o punk, Oi!, ska, hardcore, power pop, soul, então esta é uma das melhores distribuidoras a que podes recorrer.



Para mais informação dá um salto à sua página oficial Runnin' Riot Homepage ou então à sua página no Myspace (Runnin' Riot) onde também podes encontrar uma agenda com alguns dos próximos concertos de punk, oi!, HC no território espanhol.

Podes encontrar os links de mais uma dezena de editoras, do mesmo género da Runnin' Riot, mas quase todas de países diferentes, na barra de links, zona de labels e distros, do blog. Para terminar gostaria de dizer que apesar de haver já algumas alternativas, tanto em termos de lojas como de distribuidoras postais, Portugal merecia que houvesse mais ofertas nestas áreas.

Fonte: Runnin' Riot

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial


 

 

free website stats program