Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, agosto 04, 2006

Madness e Jimmy Cliff – Festival Sudoeste

É já amanhã, dia 5 de Agosto, que os britânicos Madness e o jamaicano Jimmy Cliff actuam no 10º Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar (ver mapa). O preço do bilhete para um dia de festival são 40 euros. Para todos os fans do ska two tone e do reggae made in Jamaica penso que esta será uma das raras oportunidades (senão única) de poder assistir a espectáculos ao vivo destas duas lendas.

Os Madnes actuam no Palco tmn pelas 00h00. O artista jamaicano actua no Palco Positive Vibes pelas 00h15. Visto actuarem no mesmo dia em palcos diferentes à quase mesma hora, agora pergunto...quem é que marcou a merda destes horários. Para quem perceba um pouco de história da música, devia perceber que muitos dos fans dos Madness também adoravam assistir ao concerto de Jimmy Cliff.

Estes dois ícones da cultura skatalitica, que senão me engano, nunca puseram os pés em Portugal, vão destilar temas como ‘One Step Beyond’, ‘You Can Get if You Really Want’, ‘The Prince’, ‘Viet Nam’, ‘Bed & Breakfast Man’, ‘The Harder They Come’, ‘Night Boat to Cairo’, ‘Wonderful World, Beautiful People’, ‘Baggy Trousers’, ao mesmo tempo! Se os horários se mantiverem assim... é de partir o coração! Com um pouco de sorte um dos concertos vai começar com pelos menos 30 minutos de atraso e ainda vai dar para ver um completo e um bom bocado de outro. Será que a velha táctica do desenrasca tuga vai salvar a noite?


Madness: Quando o punk descobriu que tinha afinidades com o reggae, uma nova geração emergiu em Inglaterra para consolidar aquilo que ficou conhecido por movimento Two Tone. Não só porque as cores de eleição do vestuário eram o branco e o negro, mas porque essas eram também as cores dos músicos de bandas como os The Specials ou The Selecter. Ora os Madness regressaram aos discos o ano passado com o álbum de versões ‘The Dangermen Sessions’ e agora mostram o resultado num concerto enérgico e carregado de bom humor.

Jimmy Cliff: Quando o reggae começou a descobrir uma audiência internacional, na primeira metade dos anos 70, Jimmy Cliff estava lá, na primeira vaga, ao lado de Bob Marley. Foi estrela no filme ‘He Harder They Come’, o primeiro a retractar a vida dos rude boys na Jamaica. Foi elogiado por Bob Dylan. Andou na estrada com os Stones e teve um enorme sucesso com a versão ‘I Can See Clearly Now’. A sua força, podemos afirmá-lo, continua intacta.


A esta introdução feita pelo ‘Roteiro Blitz’ acrescentamos que este artista jamaicano teve como principais fans da sua música os originais skinheads britânicos e rude boys jamaicanos. A prova está na entrada das suas músicas ‘Wonderful World Beautiful People’ e ‘Vietnam’ para o 6º e 46º lugar, respectivamente, do Top britânico (Ver a compilação 25 Years of Trojan Records). Ou seja antes da sua fama internacional, já os jovens britânicos e jamaicanos colocavam Jimmy Cliff no top dos artistas mais vendidos. Também famoso entre os skinheads era o tema ‘Hard Road to Travel’, incluido na compilação ‘Skinhead Jamboree’, editado em 1995 pela Receiver Records.

Zambujeira do Mar - Mapa para chegar ao 10º Festival Sudoeste

Fonte: Blitz Roteiro / Cropnº1

Etiquetas: , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial


 

 

free website stats program