Image and video hosting by TinyPic

domingo, junho 24, 2007

Skinhead Grafitti - Portugal

Há cerca de um ano atrás tinhamos publicado, aqui no blog, uma notícia onde abordavamos o relacionamento da cultura skinhead com a arte do grafitti. Publicamos oito fotos de grafittis (4 da zona de Lisboa e 4 da cidade de Barcelona). Sabemos que essa notícia foi muito apreciada. Os mails que recebemos são disso prova. Muita gente tende a ver 'a cena grafitti' como uma arte ou movimento sem nenhuma ligação a outras culturas das ruas a não ser o Hip Hop. As imagens que aqui deixamos, todas elas da zona de Lisboa, excepto uma, do Alentejo, são a prova de que 'a cena grafitti' pode e deve ser 'propriedade' de quem a quiser praticar. Todos as fotos / grafittis que aqui podes ver são da autoria de dois jovens envolvidos há muitos anos na cultura Skinhead e Punk.

Apoiamos a 100% a arte mural, a realização de grafittis e toda a livre expressão cultural. Para aqueles que não têm jeito para a pintura existe sempre a possibilidade de fazer posters e autocolantes.


De qualquer forma queremos deixar claro que não apoiamos a 'libertinagem' e falta de respeito que por vezes ai se vê. Pintar monumentos, prédios acabadinhos de restaurar, muitas vezes com grande dificuldade financeira de quem ai vive, bancos de jardim, parques infantis, etc não é uma atitude muito intelegente e respeitadora dos restantes cidadãos. Quando se critica o excesso de publicidade privada nas nossas ruas, não é legitimo que se faça o mesmo em nome de uma cultura das ruas. A escolha de um local para pintar deveria, na minha opinião, seguir algumas regras minímas.



Este grafitti encontra-se no Alentejo, junto a uma zona de minas, e é uma clara homenagem aos trabalhadores das minas. Facilmente nos apercebemos que este grafitti faz uma clara ligação entre a cultura skinhead e a classe mineira. Há cerca de um mês atrás estava a ver na televisão um documentário acerca do encerramento de um conjunto de minas no Alentejo e este grafitti aparecia em grande plano.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial


 

 

free website stats program