Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Mods de Portugal na TV (2007)

Não haja dúvida que, como já referimos aqui no blog, o trabalho realizado por um núcleo duro de Mods portugueses está a dar os seus frutos. O ultimo 'prémio' foi o destaque que tiveram numa 'pequena' (cerca de 05:26) reportagem televisiva. O programa / rubrica Fuzz resolveu colocar os Mods nacionais na TV. São apelidados, sem paternalismos ou más intenções, de Tribo Urbana. Na reportagem são entrevistados o José Mourinho, autor da fanzine Modernista e membro do colectivo Parteners In Crime, Leonel (O rapaz do chapéu), Elsa Garcia e João Xavier, se não me engano todos membros do Vespa Gang. Os entrevistados abordam a cultura Mod, as suas origens, a moda / estética, a música (soul, rock, jazz, ska...), as vespas, etc. As filmagens forma feitas em Lisboa, em encontros e festas organizadas pelo Vespa Gang. As declarações dos entrevistados são intercaladas com imagens de scooters a 'rolar' pelas ruas da zona antiga da cidade de Lisboa, cenas do filme 'Quadrophenia', lojas de roupa, festas do Vespa Gang, etc. De uma forma mais geral é ainda referido o crescimento da cultura MODernista no nosso pais e da importância do Vespa Gang na divulgação da mesma. Fala-se de música: Soul, jazz, punk, ska, reggae, The Jam, Madness, The Who, The Kinks...e aqui damos especial destaque ao Xavier que ao abordar a parte musical, apresenta-se com um molho de discos de vinil debaixo do braço. O único 'fraco' desta peça é, na nossa opinião, o uso excessivo de imagens do filme 'Quadrophenia'. De qualquer forma, e para terminar, atribuímos nota positiva a esta reportagem televisiva.

Etiquetas: , ,

2 Comentários:

  • Acho engraçado esta malta agora aparecer assim de repente. Agora o Xavier, que andava a predicar as maravilhas da música comercial no Curto Circuito, acontece q é nem mais nem menos q o "Jimmy" português, é? Por amor de deus. Ganhem juízo que eu cá vou contar os dias até vocês mudarem de mod-inha.

    Por Anonymous Anónimo, Às 12:22 da tarde  

  • Não pretendo ser o "Jimmy", nem nada que se pareça mas dou a cara pelo movimento scooterista nacional, que obviamente tem ligações com a cultura mod. Sou scooterista e antes disso sempre fui um soulboy. Qualquer música é comercial. Existe boa e má música comercial e alguma bem feita e até inovadora. Quanto ás "mod-inhas", aparece para discutir as mesmas, se tiveres coragem de dar a cara.

    Por Blogger Sr. Xavier, Às 6:01 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial


 

 

free website stats program