Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, julho 13, 2005

Oi! - Ska - Skinheads Fotologs e Blogs Nacionais

15 fotologs e blogs portugueses dedicados à cultura Skinhead. Foi o que encontrei após uma atenta busca na net. A grande maioria (13) são fotologs. É natural que assim seja devido à facilidade de criar e manter um fotolog. Qualquer pessoa que esteja minimamente familiarizada com a net, consegue criar um fotolog em menos de 5 minutos. Se quiseres criar um, segue este link

Blogs só encontrei dois. O meu (cropnº1) e um outro que mal chegou a iniciar. É pena que a comunidade Skin portuguesa e simpatizantes desta cultura não envistam um pouco mais nos Blogs. São grátis! Fáceis de fazer, apesar de o grau de dificuldade ser superior ao de um fotolog, e com jeito e preseverança criam-se sites muito bons. A comunidade Punk-Hardcore nacional já há muito tempo que domina esta área. Para criares um blog segue este link.

Verdadeiras páginas web nacionais minimanente relacionadas com a cultura Skinhead penso que existem muito poucas. Os conhecimentos para a sua elaboração terão de ser bastante mais do que os que são necessários para se fazer um fotolog ou blog. De qualquer maneira sei que os Albert Fish (Banda StreetPunk), os Contratempos (Banda Ska tradicional), os Mata Ratos (StreetPunk-Oi!) têm páginas online. Recordo-me ainda de à uns meses atrás ter visto uma página bem simples de um suposto grupo skinhead da zona de Lisboa (Carecas do Subúrbio).

Na minha opinião, o panorama nacional de páginas (fotolog e principalmente blogs e páginas web) é bastante fraco. É verdade que já esteve pior. Há um ano atrás não havia mesmo quase nada. Com alguma regularidade tem vindo a aparecer páginas novas (principalmente fotologs). Está nas nossas mãos criar uma numerosa e forte comunidade online. Mãos à obra! Aprendam a criar sites. Passem esse conhecimento aos vossos companheiro/as. Informem-se e criem!

Aqui ficam 15 links de fotologs e blogs nacionais que eu encontrei na net. Vou colocá-los aqui sem nenhuma ordem específica. Fica esclarecido que o Crop nº1 não se identifica totalmente com o que muitos destes sites apresentam e representam.

1 - CROP Nº1 - SKINHEAD WAY OF LIFE - VIDA SIMPLES, LUTA DURA. Ska, Skinhead Reggae, Northern Soul, Punk, Oi!, Two Tone, Power Pop, Glam Rock, Hardcore, Metal, Brit-Pop... Vespas, Casuals, Futebol, Sociedade, Política... - Blog tipicamente alinhado com o que se poderá chamar de Skinhead Tradicional.

2 - JUST PURE IMPACT! - A BLOG FOR BANDS: SKA,PUNK & Oi! this shit is not a Racist/fascist Blog. so... GO AWAY!!! - O Blog que não passou das duas notícias. Penso que deverá ser o tipico caso de muita vontade e pouco ou nenhum esforço. Blog bastante politizado na área do anti-nazismo.

3 - TEENAGE KICKS - Fotolog pessoal do que se poderá apelidar de uma Rude Ska Girl. Fotos bastante bonitas. Actualizado quase que diariamente e com bastantes fotos para ver. Fotolog esêncialmente virado para a estética e música Ska.

4
-
CHELSEA GIRLS'S - Fotos de skinheads e punks.

5
- DOUTOR MARTINS - Fotos de skinheads, bandas, cartazes políticos, futebol... Fotolog bastante politizado à esquerda mais radical.

6 - AGGROSKIN - Fotolog 100% dedicado ao culto skinhead. Dezenas de fotos de skins, bandas, crews... dentro de uma linha skinhead apartidária.

7 - FRED SHERRYS - Outro fotolog 100% skinhead. A diferença em relação ao anterior é que aqui encontras mais fotos de raparigas. Na minha opinião o típico skinhead fotolog apartidário onde se misturam as tendências Sharp , tradicional e apolítica.

8
-
CORRENTES E SUSPENSÓRIOS - Excelente fotolog dedicado à cultura das ruas. Aqui vais encontrar dezenas de fotos de graffitis que abordam a cultura skinhead e punk. Arte das ruas em nome da nação careca! Muito bom!

9 - CROP Nº1 - O fotolog do blog Crop nº1. Visto haver muitas fotos que gostariamos de publicar e tornariam o blog muito 'pesado' criamos este apêndice. Fotos 100 % skinhead.

10 - BOOT BOYS - Street Punk / Oi! fotolog. Não tem muitas fotos. As que tem estão sobretudo orientadas para as bandas Oi! e Street Punk.

11
- CLOCWORK - Fotolog totalmente recheado de fotos de skins, bandas Oi!, cartazes de concertos...e algum material da banda Street-Rock-Oi! 'Clockwork Boys'. Apesar de ser um fotolog de tendência patriota apartidária pode-se encontrar aluma simbologia anti-comunista.

12 -
FROM THE STREETS TO THE STREETS - O nome deste fotolog diz quase tudo. Das ruas para as ruas é o espítito deste site. Site tipicamente artístico onde as dezenas de graffitis e desenhos do autor deste blog nos deixam maravilhados. 100 % cultura skinhead tradicional!

13
-
SPIRIT OF 69 - Fotolog tipicamente skinhead apartidário. Muitas boas fotos e imagens.

14
- SHARP PORTUGAL - Como o nome indica este fotolog é feito com por um alguém que se identifica com o Sharp. O site está carregado de imagens de skins, bandas, etc. Tenho duas coisas a apontar neste site. A primeira é que apesar de se autoproclamar um site Sharp, inclui bastantes imagens que poderiam estar num site de esquerda ou até apolítico nacionalista. Isso é bom! Denota uma abertura de espírito à cultura skinhead no seu todo. O segundo ponto e acho que é o pior deste site é o fotlog auto-intitular-se 'Frente Anti-Racista'. De certeza que o site é de uma ou duas pessoas e logo não se poderá considerar Frente nenhuma. Uma Frente é uma coordenação de muitas associações, partidos, tendências e pessoas. Não me pareçe que este fotolog seja isso. E essa tendência de levar o anti-racismo ao extremo e ao centro do movimento skinhead também não nos agrada. Que a cultura skin é não-racista nós já sabemos. Agora não fazemos é disso uma questão de vida ou morte. Basta ver as fotos de bandas e skins pelo mundo fora para se perceber que esta é uma cultura com gente das mais diversas tendências culturais e étnicas.

15 - BLOOD ON THE STREETS - Novo Fotolog careca. Ainda não tem muitas fotos por isso não o posso qualificar, mas tudo leva a querer que temos mais um fotolog tuga 100% skinhead.

Fonte: Cropn1, Clockwork fotolog e Dr.Rayban

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


 

 

free website stats program